top of page
Buscar
Foto do escritorLeonardo Lima

Exercício Físico e prevenção da Saúde

O exercício físico é um excelente método para melhorar a saúde, prevenir diversas doenças e fortalecer o sistema imunológico. Em conjunto com uma alimentação balanceada e um estilo de vida menos estressante, diminuímos a necessidade da utilização de remédios, planos de saúde e médicos. Apenas quando realmente necessários.


Em meio a pandemia de Covid-19 pelo qual estamos passando, há excesso de informações que confunde, que muda constantemente e que precisam de mais comprovação científica. Uma doença nova como essa, causa todas essas incertezas.


O exercício físico se tornou prioridade em meio à tudo isso, pois as pessoas notaram a necessidade de ter uma vida saudável e fortalecer o corpo contra esse vírus que ainda não possui uma vacina capaz de combatê-lo.


Sendo assim, um estudo conduzido na Universidade Estadual Paulista (Unesp) sugere que o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, pode ter efeito terapêutico em casos de Covid-19. “É preciso ressaltar que trata-se de dados preliminares, uma sugestão do potencial terapêutico da irisina para casos de Covid-19’’, de acordo com Miriane de Oliveira, pesquisadora da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu (SP). Outros estudos mostram que pessoas com o peso normal têm concentrações mais altas de irisina e indivíduos obesos tendem a ter menos. Um terceiro achado mostra que aparentemente o tecido adiposo serve como repositório do vírus, o que ajuda a entender por que indivíduos obesos estão no grupo de risco de desenvolver a forma grave da Covid-19.


O hormônio irisina diminui o acúmulo lipídico e aumenta a expressão da proteína desacopladora 1 (UCP1), associada a um maior gasto calórico. O aumento da expressão dessa proteína é compatível com a redução de dano de DNA e estresse oxidativo. A proteína desacopladora 1 é principalmente expressa no tecido adiposo marrom e atua na termogênese, regulação do gasto energético e proteção contra o estresse oxidativo, mecanismos associados tanto à patogênese do Diabetes tipo 2 como à obesidade.


Dessa forma podemos perceber que o exercício físico auxilia na prevenção e tratamento de algumas doenças, até mesmo aquelas contra as quais ainda não temos respostas claras mas que podemos fazer a nossa parte para nos fortalecer.



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page